Seguindo o processo de renovação que já é uma marca, o Irpaa realizou a eleição de sua diretoria no último dia 14 de março. A assembleia elegeu os novos nomes que se juntarão às/aos reeleitas/os e farão parte da diretoria, conselho fiscal e coordenação da instituição.
Para José Moacir, presidente eleito, “essa renovação da diretoria vem seguindo uma tradição do Irpaa que é a renovação dos quadros, a rotatividade nos cargos de decisão”. Moacir foi o primeiro colaborador do Irpaa e no dia 1º de maio iniciará o mandato de presidente, exatamente 32 anos após entrar na instituição.
De acordo com Moacir, a nova diretoria “tem o desafio de pensar qual o papel do Irpaa nessa conjuntura de mudanças climáticas, incerteza política, fakenews, intolerância. É um momento muito incerto com a presença muito forte dos grandes empreendimentos na Caatinga, expulsando o povo, tomando terras”, denuncia. Ele complementa afirmando que no primeiro momento o Irpaa se preocupou muito em divulgar a Convivência com o Semiárido. Depois passou a implementar políticas públicas de Convivência com o Semiárido e que agora “estamos na fase de defesa do que já conquistamos em termo de política de Convivência com o Semiárido”, detalha o novo presidente.
Apesar de entender que é preciso defender o que já foi alcançado pelo povo, Moacir acredita que é possível ir além. “Defender só não basta. Tem que defender o que já foi conquistado e trabalhar para novas conquistas”, aponta ele ao afirmar que espera um campo mais favorável para propor mais políticas públicas de Convivência com o Semiárido, já que o cenário é muito ruim. Os recursos para construção de cisternas, por exemplo, praticamente zeraram, o que fez a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA lançar a campanha Tenho Sede, com o objetivo de captar recursos para a construção de cisternas, já que os recursos administrados pelo Governo Federal não chegam mais ao povo do Semiárido.
Mesmo em meio às crises de saúde, econômica, financeira e ambiental, em nível global, a instituição tem contribuído com ações importantes, como o Recaatingamento, o Saneamento Rural e a implementação da Educação Contextualizada, desenvolvendo, acumulando e compartilhando conhecimentos que, em um horizonte próximo, possivelmente se tornarão políticas públicas. “Essa diretoria assume com o compromisso de possibilitar condições para que a equipe do Irpaa e o quadro de sócios avancem no sentido de quando um momento melhor chegar a gente tenha o que propor e avançar na ideia da Convivência com o Semiárido”, projeta Moacir.
Confira os nomes que compõem a nova diretoria, conselho fiscal e coordenação do Irpaa:
Presidência: José Moacir dos Santos
Vice-presidente: Alcides Peixinho Nascimento
Tesoureira: Cláudia Maísa Antunes
Secretária: Ângela Maria de Oliveira Souza
Conselho Fiscal:
Titulares:
Denise Cardoso
Erica Daiane da Costa Silva
Rosendo dos Santos Filho
Suplentes:
Adelson Dias de Oliveira
Edineusa Ferreira da Silva
Pe. Santiago Milan Macias
Coordenação Colegiada:
Nívea Solange Rocha da Silva – Coordenadora Administrativa
Cícero Félix dos Santos – Coordenador Geral
Clerison dos Santos Belém – Coordenador Institucional.
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa / Foto: Irpaa