Caminhada de fé, Antônio Conselheiro, Inundação, Afloramento, O chão e as águas. Essas palavras são marcas na história da cidade de Canudos-BA, e também intitulam fotografias que compõem a “Coleção de Memórias de Canudos” lançada neste sábado (10), de forma virtual, no blog Memórias de Canudos. A mostra composta por registros fotográficos e audiovisuais visa valorizar os movimentos de preservação e difusão da memória de Canudos ao proporcionar um encontro entre a produção artística e as pessoas que desejam conhecer este lugar tão importante na história da Bahia e do Brasil.
A ideia de construção dessa exposição virtual teve origem a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta e urbanista, Dila Reis Mendes, em parceria com o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). Dessa forma, a exposição reúne obras do acervo pessoal de Dila Reis, bem como, do acervo institucional do IPMC.
O presidente do IPMC, Vanderlei Leite, destaca que a iniciativa “Se constituirá num importante espaço de aproximação com todos/as que reconhecem o chão que pisam e acreditam na força dos seus ancestrais”. Além de “ajudar o IPMC a se manter vivo em sua missão”.
Vanderlei Leite que também fez parte da curadoria da exposição afirma “Queremos com esta exposição fotográfica mostrar alguns fragmentos da Memória e História da Canudos Conselheirista e da Canudos atual, como também, divulgar alguns rostos e iniciativas que ajudaram a popularizar a verdadeira História da Canudos liderada por Antônio Conselheiro.
“Coleção de Memórias de Canudos” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Confira uma prévia da exposição.
Texto: Eixo Educação e Comunicação
Imagem: Divulgação do projeto “Coleção de Memórias de Canudos”