Agricultoras e agricultores familiares de Sento Sé comercializam alimentos sem agrotóxicos para programa governamental

Na última quinta feira (4), foi realizada na sede da Secretaria de Ação Social do município de Sento Sé, a segunda entrega de alimentos fornecidos pelas 13 agricultoras e agricultores que estão participando do edital do emergencial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que neste momento de pandemia disponibilizou um recurso de 80 mil reais.

Dentre os alimentos fornecidos estão: abóbora, aipim, acerola, banana prata, batata doce, coentro, farinha, feijão de corda, limão, pimentão e goma. Cada agricultor e agricultora firmou um acordo de R$6.500,00 com o município para a entrega dos alimentos durante um período de seis meses. Os alimentos serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social que residem tanto na sede, como no interior do município.

Para o agricultor Claudiomario Rodrigues dos Santos, da comunidade Fartura, a entrega dos alimentos tem trazido satisfação e oportunizado manter um ciclo de ajuda mútua, tanto para as famílias que recebem, quanto para as que produzem. “Vamos torcer que dê certo, e que venha cada vez mais se estender e fortalecer a compra da agricultura familiar, e fortalecer a vida das pessoas que necessitam do alimento”, enfatiza Claudiomario.

Outro relato é da agricultora Maria José Araújo de Macedo Batista, da comunidade Pascoal e beneficiada pelo edital. Ela conta que ficou extremante feliz em estar participando, e que teve a oportunidade de fornecer nesta segunda entrega 335 quilos de banana e 198 quilos de mamão, e reforça que pretende continuar participando. “É um incentivo muito bom para nós, pois sabendo onde tem para vender, nós vamos aumentar nossa produtividade”, destaca a agricultora, que também expressa a intenção de participar da feira agroecológica que já vem sendo realizada na sede do município.

Com a chegada da pandemia e a paralisação das aulas presenciais, muitos agricultores e agricultoras familiares tinham parado de fornecer alimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a realização deste edital emergencial feito pela prefeitura ajudou na venda dos alimentos. “Isso veio em uma boa hora para os agricultores e agricultoras”, reforça Jaciara Ladislau, que além de fazer parte da Rede Mulher, atua na secretaria da Agricultura de Sento Sé e contribuiu na articulação das famílias para acessar o edital.

Ainda serão realizadas até abril mais três entregas para o PAA Emergencial pelas agricultoras e agricultores, totalizando aproximadamente 15 toneladas de alimentos. O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado em 2003 com o objetivos de garantir o acesso à alimentação, o incentivo a agricultura familiar e o fortalecimento da autonomia dos agricultores e agricultoras familiares.

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Eixo Produção Apropriada