Projeto Ater Agroecologia realiza primeiras reuniões de mobilização e seleção das famílias

Desde o dia 27 de outubro estão acontecendo as primeiras ações comunitárias do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural com foco na Agroecologia, que é executado pelo Irpaa, sendo uma realização do Governo do Estado por meio da Bahiater. As atividades são referentes às reuniões de seleção e mobilização das famílias, que por conta da pandemia, as primeiras estão acontecendo de forma remota.

Animadas pelo Irpaa, os encontros virtuais estão envolvendo famílias e lideranças comunitárias de cada comunidade que integra o raio de atuação do projeto de Ater. Nesses encontros, as famílias conhecem quais as ações do projeto, são sensibilizadas sobre a Ater agroecológica e expressam o desejo em integrar o projeto, bem como expressam suas expectativas com as ações de Ater que serão realizadas ao longo de anos anos.

“Outro objetivo também é garantir que as famílias da comunidade se envolvam, não só as lideranças, mas a comunidade junto com os/as técnicos/as do Irpaa, e possam assim haver melhor entrosamento e participação para que os objetivos do projeto seja alcançados”, explica Alessandro Santana, colaborador do Irpaa que integra a equipe do Projeto.

“Eu acredito que esse projeto só vem a somar a tudo o que nós já temos. Produzir produtos de boa qualidade sem agredir ao meio ambiente, o que é muito importante porque a gente precisa dele pra viver bem”, declara Viviane Paiva Costa, uma das participantes do projeto que acompanhou a reunião online. Viviane, que é agente de saúde da comunidade de Frade, em Curaçá, avalia que apesar da reunião ter sido virtual e a primeira que ela participa, o momento foi “uma experiência muito boa, uma experiência nova”.

Frade, no município de Curaçá; Saquinho, Juá e Pau Preto, em Juazeiro; Lagoa do Ancelmo, em Pilão Arcado; Pedrinhas, em Remanso foram algumas das comunidades que participaram dessas reuniões. Até o mês de novembro serão realizadas o total de 24 reuniões de mobilização e seleção das famílias.

O Irpaa é uma das entidades que concorreu a chamada pública e é responsável por executar o lote 10 do edital, que tem abrangência nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, com tempo de realização de 36 meses, acompanhando 540 famílias destes municípios.

Texto: Comunicação Irpaa