O dia 15 de fevereiro de 2020 será um dia histórico para o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), não somente por ter sido uma data onde a assembleia elegeu sua nova diretoria, mas por ter sido um dia onde tantos membros que ajudaram a construir a entidade, principalmente sócios/as fundadores/as, após vários anos, estiveram juntos com os mais novos nesse momento memorável para esta instituição.
A assembleia eletiva que ocorreu na sede do instituto, também reafirmou a missão da entidade em continuar firme no seu propósito de contar a história de Canudos a partir da experiência de vida, produção e partilha de uma comunidade que sonhou com um mundo mais justo e fraterno sob a liderança do beato Antônio Conselheiro. Uma missão que a entidade pretende continuar fazendo em parceria com outras instituições comprometidas com história e memória de Canudos.
Marcada por discussões e posições diversas entre os presentes, a assembleia escolheu o nome do jovem canudense Vanderlei Leite, colaborador do Irpaa, como novo presidente do Instituto para o período 2020 – 2023, tendo como seu vice-presidente o padre José Wilson. Os demais cargos da diretoria executiva foram preenchidos da seguinte forma: Raimundo Fábio, reeleito como Secretário e Marineide Rehn reeleita Tesoureira. Os membros do Conselho Fiscal eleitos foram: Rita de Cácia, José Moacir dos Santos e João Batista.
A nova diretoria do IPMC tem pela frente o desafio de inserir cada vez mais a instituição nos diversos espaços sociais e populares, tanto da cidade de Canudos, como da região, no intuito de dialogar e sugerir ações que reafirmem a caminhada do povo do sertão na busca por justiça e dignidade, como sonhou o povo de Canudos na época de Antônio Conselheiro.
Texto e fotos: IPMC
Revisão: Comunicação Irpaa