Jovens do campo poderão estudar curso superior de agroecologia em regime de alternância na Uneb

A Universidade do Estado da Bahia – Uneb – lançou edital de seleção específico para o curso de bacharelado em agroecologia, com ingresso previsto para o semestre letivo 2020.1.

Estão sendo disponibilizadas 80 vagas, distribuídas igualmente entre o Departamento de Educação do Campus de Conceição do Coité e o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias que fica em Irecê.

O vestibular de agroecologia está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 12, exclusivamente pelo site: selecao.uneb.br/agroecologia2020. A taxa de inscrição custa R$ 15 e as/os interessados/as devem atentar para o fato de que a inscrição só se efetiva se a taxa for paga.

Conforme prevê a política de cotas da universidade, serão reservados 40% do total de vagas para negras e negros e garantido o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades.

A prova escrita será realizada no dia 16 de fevereiro nas cidades de Conceição do Coité e Irecê e o resultado final será divulgado até o dia 31 de março. O conteúdo do curso de bacharelado em agroecologia orienta-se pelos princípios da educação do campo e da agroecologia. As aulas irão acontecer em regime de alternância, considerando  tempo universidade e o tempo comunidade.

A professora Rosana Mara Chaves Rodrigues, coordenadora do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da Uneb, destaca que essa conquista reafirma o compromisso social da universidade. A docente explica que a Uneb irá assegurar a permanência das/dos estudantes nas dependências dos referidos departamentos, assim como irá acompanhar as atividades no tempo comunidade, atendendo a proposta de ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé básico do ensino superior.

Oportunidade para juventude rural

Conforme o edital, dentre os pré-requisitos para se inscrever no referido processo seletivo estão a renda familiar, o vínculo exclusivamente com escola pública a partir do segundo ciclo do ensino fundamental, a autodeclaração como povo e comunidade tradicional. Por se tratar de um curso em regime de alternância, as/os estudantes, mesmo se deslocando durante um período a cada semestre para as Unidades onde o curso será ofertado, não se distancia totalmente de sua comunidade de origem, ao contrário, precisa desenvolver outra parte da carga horária em atividades onde vive, o chamado tempo comunidade.

Representante do Irpaa no Centro Acadêmico, Juzileide Carvalho afirma que esta é uma oportunidade especialmente para jovens do campo que buscam acessar o nível superior e contribuir com o desenvolvimento da própria comunidade, uma vez que o curso de agroecologia possibilita uma série de conhecimentos que podem e devem ser replicados no dia a dia da agricultura. “A gente convida as famílias a encorajarem seus filhos e filhas a se inscreverem (…). O momento que nós estamos vivendo é de dificuldade de ingresso e de permanência no ensino superior, ter acesso a um curso na modalidade de pedagogia da alternância é um diferencial muito grande”, reforça Juzileide.

O Centro de Processo Seletivo (CPS) da Uneb ressalta que é indispensável que candidatas e candidatos leiam atentamente o edital de seleção, atentem para os pré-requisitos, para as informações e respeitem o cronograma.

Com informações disponíveis em: www.portal.uneb.br
Edição: Comunicação Irpaa