As diversas técnicas e olhares que possibilitam o registro fotográfico foram trabalhadas em mais uma oficina do Projeto Jovens Comunicadores, tendo como público o Coletivo Carrapicho Virtual, do Vale do Salitre, em Juazeiro. Com a condução da fotógrafa Manuela Cavadas, a oficina aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, na comunidade de Alfavaca.
Esta foi a segunda edição da oficina de fotografia ofertada pelo Projeto, onde as/os participantes do Carrapicho tiraram dúvidas a partir de uma prática fotográfica que já desenvolvem, bem como aprenderam “conhecimentos que em geral nem todos conhecíamos, como a questão da iluminação e todas as técnicas de fotografia, então isso só veio a agregar ao grupo”, externou Luiz Eduardo Conceição, jovem educomunicador que tem se dedicado à linguagem fotográfica.
A programação foi dividida em momentos teóricos e práticos, onde o grupo pode conhecer de forma mais aprofundada as funções disponíveis nos aparelhos celulares que podem ser usados na hora de fotografar, assim como entender o funcionamento de câmeras fotográficas profissionais. Para experimentar esses conhecimentos na prática, as/os jovens se dividiram em grupos e aproveitaram cenários da própria comunidade.
“Por ser aqui na comunidade deu esse peso maior às fotografias dos Carrapicheiros (…). Eles estão dentro da comunidade e tem vontade de usar essas linguagens para beneficiar a própria comunidade”, observou Manuela Cavadas, ressaltando que o grupo já possui um olhar diferenciado para o que fotografar, assim como tem um repertório bem diverso no tocante às temáticas sociais, o que permite uma maior criatividade e empenho na prática. “Tem uma coisa de uma identidade muito forte, eu acho que isso também refletiu nas fotografias que eles fizeram”, complementa Manuela.
A educomunicadora Arice Carine Ribeiro, considera “que a oficina de fotografia para os jovens do Carrapicho Virtual traz muitas informações pra gente tirar foto do nosso lugar, mostrando para as outras pessoas as belezas aqui do Salitre”. A fotografia como elemento histórico, memória e uma fonte importante de informação foram também aprendizados destacados pelo grupo.
Na programação cultural da oficina, as/os participantes do Carrapicho puderam prestigiar o último dia do Festival Edésio Santos da Canção, que aconteceu na cidade de Juazeiro. Na avaliação do educomunicador Marcos Santos, a oportunidade de participar desse tipo de eventos e espaços culturais do município precisa ser valorizada, uma vez que faz parte do processo de formação da juventude.
O Projeto Jovens Comunicadores é uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR/SDR e está vinculado ao projeto Pró-Semiárido. O Carrapicho Virtual é um dos grupos acompanhados pelo Irpaa que vem sendo contemplado com oficinas e intercâmbio desde 2017.
Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Comunicação Irpaa e Carrapicho Virtual