Escamas de peixes e talos de pé de coco foram as principais matérias-primas que mãos de mulheres, homens e crianças transformaram em flores, na tarde da última sexta-feira (23), durante Roda de Aprendizagem do Projeto Pró-Semiárido. Ao menos uma dúzia de flores foi montada pelo grupo do Território Arco Íris do Sertão. A formação aconteceu no Assentamento São Francisco, no interior de Juazeiro e reuniu o grupo de artesanato que é acompanhado pelo Irpaa através do Projeto.
O tema da formação foi artesanato com escamas de peixes e contou com o apoio do grupo de artesanato Lírios do Vale, do município de Sobradinho, que ensinou aos presentes todo o processo de como fazer as flores, desde a limpeza das escamas até o acabamento na montagem dos arranjos. Para a integrante do grupo de artesanato do Assentamento, Maria Evanisse Amorim, o momento foi de aprendizado: “pra mim foi ótimo, pretendo [participar] outras vezes para a gente produzir e crescer mais”, avaliou.
Estimular a identidade cultural, a criatividade do grupo e incentivar o potencial existentes são alguns dos objetivos do projeto ao realizar estas rodas de aprendizagem, explica Andressa Santos, colaboradora do Irpaa que acompanha o grupo. Ela acrescenta que a participação das mulheres do Lírios do Vale nesse momento foi no intuito de “promover uma troca de conhecimento entre as artesãs, trazendo a importância da valorização cultural e a criatividade em criar produtos”, argumenta.
Além da prática, o momento também foi para discutir a necessidade do grupo estar sempre unido e fortalecido em torno dessa atividade produtiva. “A perspectiva é que o grupo se mantenha organizado e estimulado para produzir e comercializar seus produtos, como produzir artes voltadas ao MST, sendo que o artesanato é uma importante atividade de complemento da renda familiar”, esclarece. Essa foi a quarta roda de aprendizagem realizada com este grupo do Território Rural Arco Íris do Sertão.
A junção de cerca de 16 pessoas do assentamento em torno do artesanato começou com as ações do Pró-Semiárido, que é executado pelo Irpaa nos municípios de Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Campo Formoso e Juazeiro. O projeto é da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, com recursos oriundos do Acordo de Empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida.
Texto e Foto: Comunicação Irpaa