A preservação do meio ambiente, com foco no Rio São Francisco, foi o tema de uma palestra realizada na manhã da última terça (04), no Colégio Estadual Hildete Lomanto, no centro de Juazeiro. Cerca de 300 estudantes opinaram, tiraram dúvidas, ouviram e cantaram músicas relacionadas com o tema e presenciaram apresentações realizadas por discentes da unidade escolar.
Na opinião do músico e professor universitário Paulo Soares, “a escola é espaço de formação geral do ser humano. É super importante que a escola abrace essa temática, que é urgente, fundamental”. Para ele, “o grande trabalho é de sensibilizar os jovens a respeito desse tema”.
Durante sua apresentação, Paulo Soares cantou músicas autorais que tratam da vida no Semiárido. O músico fez o convite para que as/os jovens possam conhecer, gostar e cuidar mais do São Francisco. “O que cada um pode fazer no início é amar o rio, tomar banho no rio. É esse amor pelo rio e pela própria região que vai nos conduzindo na luta”, argumenta o professor.
A estudante Bianca Tifany, 20 anos, disse que achou interessante o momento proporcionado pela escola. “Incentiva os alunos a preservar, a cuidar do meio ambiente”, explica a jovem. Bianca compreende que o meio ambiente está sendo mal cuidado e, na opinião dela, a mudança de comportamento em relação ao ambiente precisa ser a partir de ações individuais. “A gente tem que começar por a gente”, expõe a estudante, que diz acreditar que tudo pode mudar a partir da própria casa e depois alcançar um coletivo maior de pessoas.
Na avaliação de Wermerson Cardoso, colaborador do Irpaa e um dos palestrantes, “a atividade contribuiu bastante do ponto de vista da educação ambiental, do compartilhamento de informações”. Durante sua fala Wermerson apresentou informações sobre o mau uso da água e sobre a forma como o Velho Chico vem sofrendo. Segundo o palestrante, o seu papel no evento foi de “sensibilizar sobre a situação que se tem hoje, acerca do meio ambiente, a poluição no nosso rio São Francisco, o despejo de esgoto sem tratamento”, aponta.
No decorrer da palestra, estudantes do colégio apresentaram danças e paródias relacionadas com a preservação do meio ambiente, especialmente sobre o Velho Chico. O evento foi realizado na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente e faz parte de um dos projetos que a escola está realizando. A coordenadora Mariana Pereira, conta que o colégio está debatendo várias temáticas e procurando envolver a arte. Ela informa que o projeto de meio ambiente prevê ações até 04 de outubro, dia do Rio São Francisco. Durante esse período deverão ser realizadas diversas atividades, dentre essas, conhecer experiências de cuidado com o ambiente e conversas com o poder público e comerciantes do centro da cidade, no intuito de eliminar o lixo geralmente jogado nas proximidades do colégio.
Texto e foto: Comunicação do Irpaa