Fórum Estadual de Educação do Campo se reúne com parlamentares

 No último 22 de maio, a secretaria executiva do Fórum Estadual de Educação do Campo – FEEC, reuniu-se com as deputadas estaduais petistas, Fátima Nunes e Neusa Cadore, para tratar da situação da educação do campo na Bahia e apontar soluções para os principais desafios enfrentados. Estavam presentes representantes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Rede de Escolas Família Agrícolas da Bahia – Refaisa, Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia – Aecofaba e Irpaa.

Na reunião apontou-se a necessidade de aprofundar as discussões relacionadas a pauta da Educação do Campo, sendo elas: as dificuldades enfrentadas e o real diagnóstico das escolas do campo, a garantia do acesso a educação para as populações do campo, a construção de uma proposta de educação profissional e a formação/profissionalização, a carreira dos/das professores/as da Educação do campo e o fechamento das escolas nas comunidades rurais.

Gilvanice Musial, professora da UFBA, que esteve presente na reunião avalia que “a reunião foi uma agenda de trabalho positiva com o objetivo de construir uma proposta de educação do campo para o estado da Bahia. Estamos com boas expectativas e que coletivamente possamos enfrentar os principais desafios da educação do campo no Estado”.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a realização de uma audiência pública depois das eleições para tratar das questões da educação do campo e das proposições que vem sendo construídas pelo FEEC. A intenção do Fórum é que as demandas trazidas sejam inseridas na agenda política do governo baiano nos próximos anos.

Texto e foto: Eixo Educação Irpaa
Revisão: Comunicação Irpaa