O Seminário Canudos, 120 anos – Memória e resistência e abertura do Encontro das Pastorais Sociais do Nordeste que começou às 19:00h, do dia 19, no Memorial Antônio Conselheiro, abrem a programação da 30ª Romaria de Canudos. Evento que ao longo dos anos relembra a experiência da comunidade de sertanejos fundada pelo líder religioso Antônio Conselheiro, em 1893, e que foi barbaramente destruída pelo exército brasileiro em 1897.
Esse ano, o tema da Romaria: "Canudos – Memória Caatinga e Vida", busca relembrar não somente a experiência da comunidade e do povo de Antônio Conselheiro, como também destacar às ações e projetos que inspirados nos ideais de luta, resistência e libertação, tem gerado autonomia e dignidade para o o povo do sertão, a exemplo dos projetos de acesso à terra e água e das formas de produção apropriadas à realidade do Semiárido.
A memória dos 120 anos do massacre de Canudos está no centro de toda a programação, inclusive, é tema de destaque no Encontro das Pastorais, que fará uma análise de conjuntura política e social hoje (20). O tema também vai movimentar bastante a mesa redonda que acontecerá no sábado (21), às 20:00h, no pátio do Instituto Popular Memorial da Canudos (IPMC). Essa mesa, realizada todos anos, é promovida por religiosos, pesquisadores e liderança que expõem os mais diferentes aspectos do que foi e do que representa o movimento de Canudos para as lutas populares do Nordeste e do Brasil como um todo.
Ainda no sábado, acontece um momento cultural com o grupo P1 Rappers de Juazeiro, o cantor Israel de Jesus e o Coral Ecumênico da Bahia, que se apresenta pela primeira vez em Canudos. No domingo (22), a programação recomeça às 06:00h da manhã com uma celebração religiosa ainda no pátio do IPMC e, em seguida ocorre a tradicional caminhada dos romeiros e romeiras até o mirante do Conselheiro, um dos pontos turísticos da cidade.
Durante os quatro dias de atividades da romaria, as pessoas que vem a Canudos aproveitam para visitar o Parque Estadual de Canudos (local onde ocorreu o desfecho da guerra), os museus e outros pontos turísticos que todo ano estão no roteiro dessa programação.
A Romaria de Canudos é promovida pela Paróquia Santo Antonio de Canudos, IMPC e por uma comissão de agentes sociais e profissionais liberais imbuídos em divulgar a verdadeira história de Canudos e o legado que foi toda essa experiência do povo do sertão na luta por terra, pão e igualdade.
Texto: Raimundo Fábio (DRT/BA 4441)
Fotos: Arquivo Irpaa