Livro sobre Arara azul de Lear será lançado hoje (4) em Canudos

O livro “Jardins da Arara de Lear” traz a surpreendente história do maior mistério da Ornitologia mundial em pleno sertão brasileiro. A história da arara sertaneja é contada pelo fotógrafo João Marcos Rosa e pelo escritor Gustavo Nolasco, através da Produtora Nitro Imagens. A publicação será lançada em outubro nos estado da Bahia e Minas Gerais. O primeiro lançamento foi na cidade de São Paulo, no dia 21 de setembro.  Na Bahia, foi lançado ontem (03/10) no município de Jeremoabo. Hoje (04/10) será a vez da população de Canudos receber os autores do livro e no dia 05, o lançamento será no município de Euclides da Cunha. Em Minas gerais, o laçamento será no dia 07, em Belo Horizonte.

Por quase um ano, João e Gustavo percorreram toda a região do sertão da Bahia, onde o naturalista alemão Helmut Sick encontrou as primeiras pistas da existência da Arara Azul de Lear. Els viajaram pelos paredões e grotões da Caatinga nas cidades de Jeremoabo, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Canudos, percorrendo também o Raso da Catarina, uma região que está em avançado estágio de desertificação. Trouxeram imagens e histórias de personagens sertanejos que ajudaram e ainda lutam para preservar essa espécie única da fauna brasileira.

O livro é uma iniciativa do Projeto Jardins da Arara de Lear que vem trabalhando pela preservação e ampliação das áreas de alimentação da arara-azul-de-lear na Caatinga.

Datas e locais dos lançamentos:

  • Quarta-feira (04/10): às 18:30h no espaço Kátia Chelle, localizado na avenida Santo Antônio, s/n em Canudos-BA;
  • Quinta-feira (5/10): às 19 horas, na Casa da Cultura, localizada na avenida Rui Barbosa, 236, centro, Euclides da Cunha-BA;
  • Sábado (07/10): das 11 a 15 horas, na livraria Scriptum, localizada na rua Fernandes Tourinho, 99, em Savassi – Belo Horizonte.

Texto e foto: Divulgação