VI edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga inclui novas potencialidades da Agricultura Familiar local

A comunidade de Cacimba do Silva, sediou a VI Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga nos dias 09, 10 e 11 deste mês. Exposição e comercialização de animais e produtos alimentícios oriundos das comunidades do distrito e variados tipos de artesanatos deram o tom do evento, que é organizado pela Associação de Pequenos Produtores Rurais das Fazenda Integradas Cacimba do Silva e Sertãozinho do Distrito de Itamotinga em parceria com a prefeitura de Juazeiro.

Na programação constou também apresentações culturais como quadrilha junina e o tradicional forró no segundo dia da Feira. O vice-presidente da Associação local, Márcio Passos, diz que o sentimento da comunidade “é de felicidade e conquista porque a gente sente que a cada ano o distrito está ganhando força, conseguindo agregar valor à agricultura familiar”. Ele destaca ainda o diferencial desta edição que foi a valorização de outros segmentos como a produção de doces e de artesanato, uma inovação proposta pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), segundo Márcio.

A secretária da Adeap, Maraíza Carvalho, avalia que as Feiras são eventos que mostram que, apesar da crise que o país atravessa e do momento de estiagem prolongada na região, existe um aumento de empreendedores/as e de criadores/as, uma vez que este ano a Feira contou com aumento considerável do número de expositores/as de animais com relação a edição de 2016.

Além de expositores/as de Itamotinga, a Feira contou com representantes de outros distintos vizinhos, a exemplo do criador Flávio Luíz dos Santos que é do distrito de Pinhões e pela primeira vez expôs na Feira. Ele afirma que a base da renda da sua família é a caprinovinocultura e que a Feira é uma oportunidade não só de venda mas de troca de informações e garante: “já é mais um criador que vai tá aqui ano que vem, a gente não pode deixar de vir não”.

A participação de jovens no evento também é um elemento importante considerado pela Associação de Cacimba do Silva, uma forma de garantir a continuidade da tradição de criação de animais na região. “A gente tá conseguindo colocar a juventude dentro das Feiras, isso é muito bom porque renova as esperanças dos produtores rurais”, expressa Márcio Passos.

A VI Feira de Caprinos e Ovinos de Cacimba do Silva contou com o apoio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Adab, Sebrae, Univasf, Irpaa, STRJ, COOAFJUR, Uneb, Polícia Militar, Rádio Juazeiro, Cesol e Constesf.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa