Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, (05 de Junho), várias organizações sociais que desenvolvem projetos de produção sustentável nas áreas de caatinga, além de agricultores/as, participaram de uma importante Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade de Uauá. Esta audiência trouxe como tema central, a questão do Superpastoreio e do manejo apropriado de animais na Caatinga foi promovida pelo Irpaa em parceira com o Comitê de Meio Ambiente de Uauá, Articulação de Fundo de Pasto da Região de Canudos – Uauá – Curaçá e Rádio Comunitária Luz do Sertão FM.
A exposição de Haroldo Schistek, presidente do Irpaa, trouxe importantes pontos relacionados ao manejo da criação e o tamanho apropriado da terra para cada família viver bem no semiárido e criar seus animais sem depredar a Caatinga, conforme aponta estudos do Zoneamento Agroecológico do Nordeste, desenvolvido pela Embrapa.
A audiência foi acompanhada por agricultores/as que também deram suas contribuições relatando experiências vividas em suas comunidades onde se observa a prática do superpastoreio, devido principalmente a quantidade e o tamanho inadequados das áreas onde se criam cabras e ovelhas. A temática foi considerada de suma importância porque são inúmeras de comunidades que não tem o território (áreas coletivas) em tamanho apropriada para a pastagem do criatório. Além disso tem casos concretos onde criadores de outros territórios/ comunidades soltam animais em grandes quantidades nas áreas coletivas, provocando prejuízos ambientais em algumas situações irreparáveis. Seu Edgar Ferreira da Silva, criador da comunidade de Caldeirãozinho, aproveitou o momento para questionar a atuação de órgãos fiscalizadores governamentais que tem dado pouca importância a esta situação.
Também foi muito importante a contribuição da Central das Associações Integradas de Uauá – (Cachiu), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – (Coopercuc), Guardiões da Caatinga, Secretaria de Agricultura, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), entidades que ajudaram a aprofundar temas como: o que é superpastoreio, e a importância do tamanho apropriada de terra na região semiárida, manejo adequado de criação de animais, preservação da Caatinga.