No último dia 02 de maio, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea/BA, representado pelo presidente José Moacir dos Santos, esteve em reunião com o prefeito do Município de Uauá e com o Consea municipal discutindo a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Plansan.
Uauá é um dos cinco primeiros municípios da Bahia a aderir ao Sisan – Sistema Nacional de Segurança Alimentar. Um dos requisitos para fazer parte deste sistema é o município se comprometer a criar e executar um Plano Municipal. O Município ainda apresenta índices de 30% da população em extrema pobreza e em insegurança alimentar, seja por desnutrição por falta de alimento ou por obesidade e sobre peso por falta de uma alimentação adequada e saudável.
Durante a reunião foi apresentada ao Prefeito a necessidade do município ter claro qual o diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) hoje no município e estabelecer estratégias de redução ou erradicação da fome em Uauá.
O prefeito Lindomar de Abreu se mostrou muito interessado em construir o Plano e se comprometeu em criar a Câmara Intersetorial de SAN, formada pelos secretários do município, para elaborar, executar e monitorar o plano de maneira integrada.
O Consea Estadual está em campo animando os novos gestores municipais a aderirem ao Sisan e implementarem o Plansan. No Território Sertão do São Francisco, o Consea está dialogando com os municípios de Juazeiro, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado e Uauá que se mostraram interessados em elaborar política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Texto: Consea Bahia
Revisão: Comunicação Irpaa