Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores participam de formação na área de comunicação

Um grupo de liderança formado por jovens de diferente estados do Nordeste e membros dos coletivos de comunicação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), participou de uma formação na área de comunicação, que ocorreu nos dias 09 e 10 de fevereiro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro. A formação abordou conteúdos teóricos e de linguagens da comunicação e foi ministrada pelas jornalistas Karine Silva e Gisele Ramos, ambas colaboradoras do Eixo de Comunicação Irpaa.

Um dos objetivos dessa formação foi fortalecer as ações de comunicação nos coletivos estaduais do MPA e do movimento em nível nacional, uma vez que a organização já definiu a comunicação como uma das principais bandeiras de sua atuação. Outro objetivo importante foi o início da construção de plano de mídia voltado para a realidade do próprio MPA.

O debate em torno da comunicação a partir do papel e da influência da mídia no atual momento político brasileiro também esteve na formação, por ser um assunto tão presente nas ações e estratégias dos movimentos de lutas sociais em todo o país. Além dessas reflexões, a formação abordou também algumas técnicas relacionadas a linguagem de audiovisual com vistas para a produção de vídeos a serem explorados nas redes sociais, o que pode ser uma importante ferramenta de comunicação para o movimento, conforme afirmou a jornalista Karine Silva.


Para o jovem Tiago Aquino, do coletivo de comunicação do movimento do estado da Paraíba, toda essa formação foi bastante útil para que o MPA tenha seus próprios comunicadores e redes de comunicação divulgando as lutas e à realidade dos pequenos agricultores/as, que muitas vezes não são destaques nas grandes mídias.

Vane Souza, que faz parte tanto do Coletivo Nacional como também do coletivo de Pernambuco, disse o quanto a comunicação é importante para fortalecer o movimento em nível regional e nacional, e que a formação feita no Irpaa vai ajudar bastante o MPA nas suas metas e diretrizes de comunicação que devem constar no seu plano de mídia. Vane acredita muito na possibilidade do Movimento se apoderar de técnicas e meios de comunicação e usá-las como ferramentas estratégicas para fortalecer as bases e as bandeiras de atuação tão importantes para o movimento.

Texto e Foto : Comunicação Irpaa