Após o sucesso de seu lançamento no dia 18 de novembro, durante o I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, (IFBA) de Juazeiro, o filme Uma Aventura no Semiárido continua fazendo sucesso em outras exibições realizadas na região.
As crianças e adolescentes acompanhadas pelo Centro de Referencia em Assistência Social (CRAES) dos bairros Malhada da Areia, Taboleiro e Itaberaba se divertiram bastante com as travessuras de Horrorozimbo e Malagueta, personagens centrais do filme que, moram em outro mundo e acabam vindo conhecer um pouco das belezas do Sertão Semiárido. As comunidades de Barrinha da Conceição em Juazeiro, Lagoa Nova em Casa Nova e Ouricuri em Uauá, também gostaram de ver o filme que por sinal, conta com a colaboração e participação direta de pessoas da comunidade.
O agricultor e criador de caprinos da localidade de Ouricuri, seu Alcides Peixinho disse o quanto o filme provoca reflexão sobre os valores e riquezas qur existem no Semiárido e que são discutidas pelos personagens do filme tanto no aspacto verdadeiro como equivocado. Segundo seu Alcides, o filme faz as pessoas refletirem um pouco sobre as visões que existem sobre a região, para que assim, prevaleça as boas experiências do povo que vem nos últimos anos transformando o sertão a partir ações e práticas que viabilizam o Semiárido
O autor do roteiro do filme, Antônio Ivo, colaborador do Irpaa, se mostrou muito satisfeitos com as discussões geradas nas exibições. De acordo com Ivo, o longa está levando as pessoas a discutirem o Semiárido a partir de um material áudio visual o qual o Irpaa apostou em fazer e que está atingindo seus objetivos.
Texto e foto: Comunicação Irpaa