Entre diversas experiências apresentadas no 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva que aconteceu em Belém (PA), estavam os trabalhos intitulados “As 5 linhas de água vivenciadas na comunidade de Cachoeirinha” e “Captação de água de chuva para a revitalização da micro-bacia do Riacho Mocambo, Curaçá-BA”. Ambas experiências são desenvolvidas em comunidades rurais dos municípios de Juazeiro e Curaçá, região norte do estado da Bahia, que contam com a assessoria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).
O trabalho “As 5 linhas de água vivenciadas na comunidade de Cachoeirinha” abordou a experiência que a comunidade de Cachoeirinha, no interior de Juazeiro, na Bahia, tem de acesso à água a partir das cinco linhas de luta pela água: 1. Água para consumo humano; 2. Água da comunidade; 3. Água de produção 4. Água de emergência; 5. Água do meio ambiente. A apresentação foi realizada pelo agricultor Pedro Duarte, da comunidade Cachoeirinha e o técnico Irpaa, Deive dos Santos.
Durante sua fala, Pedro expôs o quanto a garantia dessas cinco linhas de água contribuiu para melhoria de vida na sua comunidade e a independência dela diante do carro-pipa e de políticos, “não precisarmos ficar pedido nada aos políticos, temos nossa água, nossa comunidade é rica”, afirma o agricultor.
A outra experiência apresentada no Simpósio foi a de recuperação hidroambiental do Riacho Mocambo, da comunidade Mocambo, município de Curaçá (BA), exposta pelo agricultor Arnaldo Cardoso. A revitalização da microbacia do Riacho foi implementado com objetivo de recuperar áreas degradadas e ameaçadas pela desertificação do Riacho e seus afluentes, para isso, foram realizadas barragens de pedras, barreiros trincheiras, cerca para recuperação da Caatinga, entre outras ações. A apresentação contou com a contribuição do técnico do Irpaa Agostinho Pereira, que acompanha o projeto em Curaçá. As apresentações foram ovacionadas pela plenária.
De acordo com a professora Patrícia Campos Borja (UFBA), o envolvimento da população nessas ações é o mais importante e empolgante e que a academia precisa “produzir ciência a partir dos territórios e com a participação do povo”, afirma a professora. O 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água aconteceu na Universidade Federal do Pará – UFPA, entre os dias 15 a 19 desse mês.
Texto: Comunicação Irpaa
Foto: Andressa Menezes ( Colaboradora do Eixo Clima Água).