Comunidade de Algodões participa de capacitação sobre a gestão de água para produção

Moradores e moradoras da comunidade de Algodões, em Andorinhas, na Bahia, participaram entre os dias 14 e 15 desta semana de uma capacitação sobre o acesso, gestão e o uso eficiente da água.

Na formação, além do conteúdo relacionado à água, também foi discutido questões sobre o clima e a terra e integrantes da Associação de Algodões apresentaram a realidade da comunidade em que vivem. Essa atividade é uma iniciativa do Irpaa, que implementou tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva em diversas comunidades da região, a partir de um convênio com o Governo Estadual da Bahia, o projeto Mais Água, que beneficiou cerca de 660 famílias.

O projeto se encerrou agora com a implantação da última tecnologia, um barreiro trincheira coletivo para dez famílias de Algodões. Segundo André Rocha, colaborador do Irpaa, essa é uma das tecnologias que mais se utiliza no Semiárido para a captação e armazenamento de água da chuva para produção, especialmente para os animais. “Esse barreiro é mais profundo que o convencional e tem um espelho d’água menor, assim permite uma menor perda por evaporação”, explicou.

Para João Alves Peixinho, presidente da Associação, o barreiro vai contribuir para a melhoria de vida das famílias. “Nós nordestinos passamos por muitos problemas relacionados à água. Então essa tecnologia vai ajudar a comunidade a guardar água para nosso alimento, dos animais, para a casa, plantações, entre outros”, enfatizou.

Em relação à formação, Maria de Fátima, integrante de uma das famílias beneficiadas, afirmou que essa é uma oportunidade de aprendizado. “Eu aprendi muita coisa que eu não sabia em como usar e guardar a água. Foi muito boa essa formação”, disse.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa