Às margens do rio São Francisco, na presença de milhares de agricultores familiares, o governador Rui Costa e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, anunciaram, na tarde desta segunda-feira (11), em Juazeiro, a ida da equipe técnica do projeto Pró-Semiárido a campo, após a conclusão da etapa inicial de formação.
Resultado do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o projeto que será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), atuará para transformar a vida de 70 mil famílias da zona rural do Semiárido baiano, com investimentos de R$ 350 milhões.
O Programa
O Pró-Semiárido tem como objetivo promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda. A construção de sistemas de abastecimento de água, agroindústrias, a assistência técnica e extensão rural (ATER), formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva, estão entre as ações previstas no projeto, que serão executadas a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais.
Para o secretário Jerônimo Rodrigues, “o Pró-Semiárido é um projeto que gostaríamos de ampliar para todo o estado, pela concepção do desenvolvimento das comunidades rurais mais pobres, tratando da estima, da soberania e da autonomia das comunidades envolvidas”.
As ações do projeto serão coordenadas regionalmente pelos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, que contarão com dez entidades locais de ATER, 25 agrônomos/as, veterinários/as e assistentes sociais, 115 técnicos/as em agropecuária e 115 jovens, entre 19 e 25 anos, que atuarão como Agentes Comunitários Rurais (ACR), atuando diretamente em 460 comunidades de 32 municípios selecionados, em cinco territórios de identidade.
Abrangência
Os municípios contemplados pelo Pró-Semiárido são: Capim Grosso, Quixabeira, Várzea do Poço, Caem, Jacobina, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Itiúba, Queimadas, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.
Texto e foto: disponível em SDR
Edição: Comunicação Irpaa