Agricultores e agricultoras de Sento Sé investem na produção e armazenamento de forragem

 

Compreendendo o ciclo natural das plantas da Caatinga, que em determinado período do ano perde toda a sua folhagem, por uma questão de sobrevivência, foi que seu Jesus Cordeiro dos Santos sentiu a necessidade de fazer uma reserva de alimentos para o seu rebanho de caprinos e ovinos para quando esse período de estiagem chegar.

Com o recurso do fomento rural, acessado através do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER/MDA, executado pelo Irpaa, seu Jesus comprou uma forrageira,  mas não tinha o domínio de algumas técnicas de armazenamento de forragem. Para contribuir com seu Jesus e outros/as agricultores/as familiares com essas  e outras informações, foi realizado na comunidade de Tombador de Cima, no dia 14 de abril, uma prática de produção de silo. Na ocasião, seu Jesus, que muito satisfeito, emprestou a sua forrageira, colaborando diretamente com a realização atividade.
 

O material utilizado para a demonstração do silo foi o milho, da propriedade de dona Regina Cely, uma área de 9m x 4m, somando um total de 36m², onde foi possível  produzir 17Kg de silo. Na oportunidade, outros/as criadores/as de caprinos e ovinos, como seu  Jenivaldo Oliveira Souza, morador da comunidade vizinha de Limoeiro, participou da atividade.
 

Texto: Rodrigo Balaio (colaborador do Irpaa)

Fotos:  Emanuela Soares (colaboradora do Irpaa)