Foi empossada na manhã de ontem (14), em Salvador (BA), a nova gestão do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia – Consea. Pela primeira vez, o Consea será presidido por um representante do interior do estado, José Moacir dos Santos, que foi eleito no final de 2015 e representa o Irpaa no Conselho.
A solenidade contou com a participação do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, além dos/das conselheiros e conselheiras representantes do governo e da sociedade civil organizada que permanecem reunidos/as nesta sexta-feira (15) em plenária de planejamento para este ano.
O planejamento tem como referência a Carta Política da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem como uma das prioridades acompanhar a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nacional e o Plano Estadual. A definição de comissões e grupos de trabalhos, instâncias consideradas necessárias para o andamento dos trabalhos, também foi parte da programação da plenária.
O presidente José Moacir destacou a necessidade do Consea BA considerar também o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, lançado pelo governo federal, o que incentiva os estados e municípios a adotarem políticas que viabilizem a produção e o consumo de alimentos saudáveis. “Isso envolve mexer nas políticas de agrotóxicos, reforma agrária, assistência técnica, água, na parte da produção e também do mercado: acesso a mercados, feiras livres, hortas nos bairros, centros de comercialização de orgânicos, essas possibilidades de acesso ao alimento”, adianta Moacir.
A participação da sociedade civil e de instituições da capital, região metropolitana e interior do estado é uma forma de garantir no Conselho a diversidade existente no estado da Bahia. O Consea é composto por 36 membros titulares, sendo 2/3 da sociedade civil( 24 conselheiros/as) e 1/3 do poder público (12 secretarias estaduais).
Leia também:
Presidente eleito do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia é o primeiro do interior
Texto: Comunicação Irpaa
Foto: AsCom SJFHDS