Estradas são interditadas na manhã desta sexta durante protesto em favor da democracia no Brasil

Movimentos Sociais como MST, Frente Brasil Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens, estão fazendo nesta sexta-feira (11), uma ocupação de um trecho da BA210, próxima a entrada do Junco, na região do Salitre, município de Juazeiro (BA). Outras mobilizações também ocorrem na BR235 (trecho entre Petrolina/PE e Casa Nova/BA), na BR 101 e em outras rodovias que dão acesso a Salvador.

O motivo das mobilizações é manifestar o sentimento e um grito em favor de democracia e em defesa do Brasil, conforme declarou o Coordenador Regional do MST Regional Norte, Jovanilton Teixeira. Ele disse ainda que é inadmissível o que a elite brasileira, com o apoio de setores da imprensa, está fazendo contra o governo e as instituições e, consequentemente, contra o povo brasileiro. Teixeira chama a atenção da posição da imprensa com relação as acusações e ataques sofridos pelo ex-presidente Lula e o governo, e diz que a sociedade brasileira precisa observar o que está fazendo a mídia em passar uma realidade totalmente distorcida e manipuladora.

Antônio Luiz Bernardino, agricultor do acampamento Abril Vermelho, disse que é necessário se mobilizar em favor de uma personalidade como o ex-presidente Lula porque o mesmo sempre esteve ao lado do povo trabalhador do Brasil, especialmente dos que conquistaram melhores condições de vida nos assentamentos de Reforma Agrária.

Para Leidiane Silva, do assentamento São Francisco, é preciso lutar contra o golpe que quer desestabilizar o governo e os movimentos de trabalhadores/as. Ela chama a atenção da sociedade que as vezes não compreende os motivos desse tipo de mobilização e enfatiza que a mesma está sendo convocada para o movimento que não é em defesa do MST, mas sim, em defesa da democracia e principalmente em defesa do povo brasileiro.

A decisão do Ministério Público de São Paulo em pedir a prisão preventiva do ex-presidente Lula foi o estopim para a reação popular nesta manhã. Isto somado aos diversos fatos que vem sendo explorados por setores do judiciário e da mídia numa tentativa de inviabilizar a candidaturas do líder petista nas próximas eleições.

Texto e foto: Comunicação Irpaa