Intercâmbio: entidades trocam experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR/ CEFIR

As entidades que prestam serviços de Assessoria Técnica e Extensão Rural- Ater, estão sendo solicitadas a contribuir com o Cadastro Ambiental Rural – CAR junto as famílias acompanhadas pelos agentes de Ater. O CAR promove a regularização ambiental e possibilita o acesso das famílias às várias políticas públicas e é denominado como Cadastro Estadual Floresta de Imóveis Ruais – Cefir.

Em busca de estratégias para realização do cadastro, a Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba – APPJ, que presta serviços de assistência técnica na região de Quixabeira-BA, proporcionou nos dias 26 a 28 de Janeiro, um curso de nivelamento sobre o Cadastro Ambiental Rural. A formação foi ministrada pelos colaboradores do Irpaa Clérison Belém e Victor Leonam e contou com a participação de 15 agentes de Ater da APPJ, dentre eles/elas técnicos/as em agropecuária, agrônomos/as, zootecnista, biólogos/as e geógrafos/as.

Um dos objetivos desse momento foi realizar a troca de experiências entre as entidades e nivelar o conteúdo teórico e prático para execução do cadastro no campo e a inserção dos dados na plataforma digital. Para isso aconteceu uma prática de campo, onde os/as participantes puderam georreferenciar uma propriedade rural e observar os possíveis ambientes presentes: reserva legal, área produtiva, área de proteção permanente e demais elementos do ambiente.

Para o técnico agrícola Evilânio Almeida, a metodologia utilizada foi bastante interessante pelo fato das atividades práticas. Isso facilitou a aprendizagem e a assimilação dos conteúdos que dará suporte para realização no campo, garantindo o cadastro e fortalecendo a agricultura familiar.

Essa troca de experiência é bastante importante para os agentes de Ater que irão realizar o trabalho em campo, considerando que o cadastro ambiental rural é obrigatório para todos imóveis rurais e o prazo para sua realização é até maio de 2016. Através das ações de Ater é possível garantir a gratuidade do cadastro para os agricultores familiares.

Texto: Clérison Belém- Colaborador do Irpaa

Edição: Comunicação Irpaa