As serras, a Caatinga, os animais e outros elementos que compõem a natureza de Ouricuri e Marruá, comunidades rurais do interior de Uauá (BA), serviram de cenário para as últimas gravações do curta metragem "Uma Aventura no Semiárido". O filme é uma produção do Irpaa dirigido por Marcos Velasch, com texto do ator e colaborado do Irpaa, Antônio Ivo Rodrigues, caracterização de Roberto da Hora e direção de fotografia de Arielson de Carvalho.
As cenas gravadas em Ouricuri e Marruá tiveram todo o apoio da comunidade, especialmente das famílias de seu Alcides Peixinho Nascimento e da agricultura Dona Jovita Gonçalves da Cruz, que participa das filmagens e cede sua propriedade e unidade de beneficiamento de frutas como cenário e local de apoio para as gravações. O técnico do Irpaa David da Mota Rodrigues e muitos outros populares de Ouricuri e Marruá também participam do filme.
Além de aproveitar a paisagem deslumbrante do sertão, a produção chama atenção por conta de dois personagens bem inusitados: “Malagueta” e “Horrozimbo”, dois bruxos que aterrissam em pleno sertão nordestino e se encantam com a Caatinga, a culinária, a cultura e a sabedoria do povo sertanejo. Com uma mensagem lúdica e pedagógica, o enredo do filme atende à proposta de Convivência com o Semiárido a partir do trabalho do Irpaa, fundamentado na valorização da natureza da região, do povo e de suas formas de produção familiar apropriadas à realidade.
As filmagens das cenas de "Uma Aventura no Semiárido" já aconteceram também em comunidades do interior de Casa Nova, Curaçá e Juazeiro. O filme, com toda sua peculiaridade, será mais uma maneira de mostrar, através das artes visuais, toda a beleza, riquezas e viabilidades que fazem parte da realidade do Semiárido Brasileiro. A estréia prevista para março.
Texto: David da Mota Rodrigues- Colaborador do Irpaa
Foto: Arielson de Carvalho