Políticas educacionais no Semiárido é tema de estudo em Sento Sé

Dia de Estudo sobre as políticas educacionais no Semiárido foi realizado em Sento Sé – BA no último dia 14 de setembro, uma discussão que vem sendo provocada pelo Irpaa, com o objetivo de ampliar o debate sobre o assunto e aprofundar e refletir sobre o cenário da educação junto às comunidades e o município.

O/a colaborador/a do Irpaa Antonio Ivo Rodrigues e Edineuza Ferreira fizeram uma linha do tempo da história da educação e políticas educacionais no Brasil. Em seguida explanaram acerca do que vem a ser uma política educacional voltada para Convivência com o Semiárido e a necessidade da construção desta política com a participação dos municípios (prefeituras), considerando as realidades diversas.

Atualmente a maior parte das escolas se baseiam em currículos desarticulados da realidade semiárida e propagadores das vulnerabilidades dessa região, o que acaba impulsionando o êxodo. De acordo com Edineusa Ferreira a intenção destes estudos é incentivar a equipe a despertar as pessoas nas comunidades para olhar com maior preocupação para o papel da escola. São muitos os desafios e é preciso discutir “como a gente pode com nosso trabalho incentivar as famílias a monitorarem a execução do PNE [Plano Nacional de Educação]”, por exemplo que será executado nos próximos dez anos.

O dia de estudo teve também como objetivo socializar os trabalhos realizados no contexto de Educação do Campo, discutir a realidade e os desafios da política de Educação do Campo no Semiárido, além de aprofundar compromissos institucionais e organizativos em torno da Educação do Campo no município. Participaram desse momento as/os técnicos/as e recreadores/as do Irpaa que atuam em Sento Sé.

Texto e Fotos: Paulo Henrique (colaborador do Irpaa em Sento Sé)