A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio do Serviço de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf) do Território Sertão do São Francisco, apresentou nesta segunda feira (31), no auditório do Teatro Raul Coelho, em Curaçá, alguns dos Editais Produtivos pelos quais os/as agricultores/as do município podem manifestar interesse em acessá-los para obter os financiamentos disponíveis nesses editais.
Desde o anúncio do Plano Safra 2015-2016, a SDR tem divulgado as linhas de financiamentos que prevê a liberação de 2 milhões de reais por meio de projetos como Pró Semiárido e Bahia Produtiva. Os recursos liberados devem promover em toda a Bahia, a inclusão produtiva de mais de 700 agricultores/as familiares em todo o Estado.
Com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Curaçá, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e de várias Associações de Produtores de todo o município, o representante da SDR, Ademílson da Rocha, mais conhecido por Tiziu, detalhou as linhas de financiamento dos editais nas áreas de regularização fundiária, acesso à água, assistência técnica, associativismo, dentre outras. Após o encontro, as organizações de apoio aos agricultores/as ficaram na responsabilidade de fazer um mutirão para orientar a todo/as com relação ao preenchimento dos formulários de manifestação de interesse por alguma linha de financiamento.
O produtor Alberto Rodrigues, morador da comunidade de Jaquinicó, falou da importância do governo, junto com os produtores da região de Fundo de Pasto, fazer os processos de regularização fundiária das áreas coletivas no município, pois com a garantia da permanência na terra, as famílias rurais de sua comunidade por exemplo, podem acessar investimentos que melhorem e ampliem os aspectos produtivos, principalmente dos criadores de cabras e ovelhas, nessas áreas onde as terras precisam ser discriminadas e tituladas junto a essas comunidades.
Os encontros com produtores/as rurais, promovidos pela SDR para discutir os editais e os financiamentos acontecerão em todos os dez municípios do Território do Sertão do Francisco para que os projetos produtivos sejam elaborados e executados conforme à realidade desses produtores/as que, em sua maioria, vivem nas áreas de sequeiro desse municípios.
Texto e Foto: Comunicação Irpaa