Organizações populares e poder público marcam presença na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

Seguindo a mesma dinâmica das conferências que já aconteceram nos municípios e com o mesmo tema: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade", as representações dos poderes públicos e principalmente da sociedade civil dos 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco, participaram em Juazeiro da 5ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional.
 
O evento, que aconteceu nos dias 07 e 08 de agosto no Centro de Cultura João Gilberto, contou com exposições de painéis temáticos, palestras e trabalhos de grupos sobre assuntos relacionados a produção e consumo de alimentos na região, com base nas experiências e hábitos alimentares constatados nas discussões. O Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), representado por Ademilson da Rocha (Tiziu), membro da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)  falou dos investimentos públicos que proporcionam produção de alimentos e segurança alimentar, especialmente na zona rural do Estado.
 
O representante do Irpaa e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Juazeiro, José Moacir, lembrou que em nível regional, a Conferência dar uma força política mais articulada para elaboração de propostas condizentes com a realidade. Moacir lembrou que na Bahia os números ainda revelam que 6% das pessoas têm necessidade de alimentos e que boa parte desse público se concentra mais nas áreas úmidas do que nas áreas de sequeiro, onde as comunidades aprenderam a produzir alimentos nobres e saudáveis, aproveitando a água da chuva e outros recursos naturais. Esses dados devem provocar o Estado a voltar suas ações para viabilizar a produção, potencializando a terra e água nessas regiões onde a situação é mais crítica.
 
Toda a discussão envolvendo Cooperativas e Grupos de Produção, Sindicatos, Colônias de Pescas e outras entidades, inclusive do Poder Público Regional, estará produzindo e publicando em breve, uma carta com a síntese desta Conferência. O documento vai subsidiar a realização da Conferência Estadual que acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Salvador, ocasião onde sairão as/os delegados/as para a Conferência Nacional prevista para acontecer no mês de outubro em Brasília.   
 
Texto: Comunicação Irpaa