Encontra-se aberto, até dia 13 de maio, processo seletivo de candidatos para participar do Curso de Formação em Manejo Florestal Sustentável Integrado na Caatinga, que será ministrado no período de 25 de maio a 03 de junho, com carga horária de 80 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, a serem realizadas na sede e na Estação Experimental do Insa, em Campina Grande (PB).
O Curso é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (DCD/MMA) e do Centro de Produção industrial Sustentável da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Cepis/PaqTcPB), com apoio do Insa.
O objetivo é oferecer formação complementar para profissionais de instituições públicas e da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atuam em ações de planejamento, gestão e extensão na Caatinga. A formação prevê orientar esses profissionais quanto ao planejamento, elaboração, implementação e acompanhamento de planos de manejo florestal na Caatinga, bem como quanto a critérios para a elaboração e avaliação dos planos de manejo submetidos à aprovação de órgãos ambientais; capacitar técnicos de órgãos estaduais que prestam assistência técnica aos produtores rurais e aqueles que atuam, por intermédio de Organizações Não Governamentais, junto a produtores rurais em atividades de manejo florestal.
Inscrições
O Curso será destinado a engenheiros florestais e profissionais de áreas afins que trabalham no serviço público federal, estadual ou organizações da sociedade civil da região Nordeste, atuando em ações de planejamento, gestão e extensão na Caatinga. Para se inscrever no processo seletivo o candidato deverá enviar currículo e carta de interesse, por meio da qual justifique as razões para participar do curso. As inscrições deverão ser efetuadas pelo e-mail: cursoflorestal@cepis.org.br.
Mais informações no site do Insa
Texto: Ascom Insa – Foto: Irpaa