Mais um município realiza sessão solene em homenagem aos 25 anos do Irpaa

Na manhã desta sexta-feira (13), a câmara de Vereadores de Casa Nova realizou uma sessão especial em homenagem a atuação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, no município, ao longo dos seus 25 anos de trabalho em defesa da Convivência com o Semiárido. A sessão aconteceu no Centro social da cidade e contou com a participação do Irpaa, do poder público local, de representantes das comunidades rurais e instituições parceiras locais.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, José Eduardo Santana da Cruz, em seguida o Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, apresentou a instituição e os serviços prestados no município, que atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do Semiárido e autonomia dos agricultores e agricultoras. “É importante a gente fazer uma prestação de conta para as comunidades e sociedade geral, do trabalho que vem sendo realizado nos municípios do Território Sertão São Francisco”, afirma Cícero.

Durante sua fala, Cícero pontuou a importância de trabalhar de forma organizada e articulada com as comunidades e os poderes constituintes na região, para garantir o acesso às políticas públicas na região e a efetivação da proposta de Convivência com o Semiárido. Ele ainda ressalta a necessidade de garantir o acesso a terra, “a base do nosso trabalho é a questão territorial…é preciso garantir terra nas comunidades, garantir que os agricultores e agricultoras continue em seus Territórios”, disse Cícero.

Vereadores, lideranças das comunidades, da articulação de Fundo e Fecho de Pasto, agricultoras/es também fizeram uso da palavra durante a sessão. “A gente tem o Irpaa com grande parceiro na nossa região, sempre atuando nas comunidades… eu vejo o Irpaa como parceiro da agricultura familiar”, afirmou a agricultura Edileuza Silva, da comunidade de Boa vista.

As contribuições da Assessoria Técnica, das tecnologias sociais, da Educação Contextualizada foram lembradas durante as falas, como agentes transformadores da realidade local. O Vereador Leonardo Silva, comenta que as ações do Irpaa têm contribuindo para o desenvolvimento da região e deseja que o trabalho continue e seja ampliado para as comunidades da borda do lago, em Casa Nova.

Outros municípios do Território Sertão do São Francisco também realizaram sessões especias em homenagem ao trabalho do Irpaa. No dia 16 de março, outra sessão solene será realizada, desta vez, no município de Curaçá. As atividades de celebração dos 25 aos do Irpaa seguem até abril, com diversas ações nos munícipios do Território Sertão São Francisco.

Texto e Foto: Comnicação Irpaa