Primeiro dia 7º Festival do Umbu reuniu milhares de pessoas em Uauá

O 7º Festival do Umbu começou oficialmente nesta última sexta-feira (06) e reuniu milhares de pessoas, na Praça São João Batista, em Uauá. O evento realizado pela Cooperativa Agropecuária Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) atraiu membros do governo das esferas estadual e federal, agricultores familiares, associações e cooperativas de diversas regiões e população em geral que foram conferir esse evento tradicional que promove a economia solidária.

Durante o ato solene de abertura do Festival, algumas autoridades fizeram parte da mesa como os secretários Jerônimo Rodrigues, Secretaria de Desenvolvimento Rural, que veio representando o governador Rui Costa, Eugênio Spengler, Secretaria do Meio Ambiente, o deputado federal Afonso Florence (PT), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em suas falas todos destacaram a importância e a grandiosidade do evento.

Adilson Ribeiro, presidente da Coopercuc, iniciou reconhecendo o empenho do governo nos últimos anos para o desenvolvimento da agricultura familiar “antigamente o agricultor era um flagelado da seca que recebia uma cesta básica. Hoje é o contrário, a gente é quem doa”. E deixou também uma demanda a ser resolvida que venha a facilitar a comercialização nas cooperativas da agricultura familiar. “Os empreendimentos da agricultura familiar poderiam ser incluídos no Simples Nacional. Essa é uma pauta para os deputados e governo”, declarou.

Após a abertura, os convidados da mesa visitaram a Feira da Economia Solidária que acontece no mesmo espaço, divulgando diversos empreendimentos produzidos por associações e cooperativas relacionadas à economia solidária produzidos em várias regiões do país e inclusive internacionais. A Cooperativa Sem Fronteiras, trabalha com o comércio justo atendendo organizações de diversos países auxiliando na exportação, participou do evento e realizou assembleia junto aos cooperados da Coopercuc e outros convidados.

Além da Feira, houve oficina para elaboração de produtos feitos com o umbu. Também aconteceu mesa redonda abordando temas como: cadeias produtivas, organização coletiva, educação contextualizada e outros. Momentos culturais também enriqueceram o primeiro dia do Festival. O mestre da cultura popular da Bahia, o Uauense “Mestre Cavachão”, fez a primeira apresentação do dia e arrancou aplausos de todos. Ao longo do dia no intervalo da programação grupos locais animaram os presentes. Á noite, a praça ficou lotada para o show de Maviel Melo e artistas da região. O Festival do Umbu segue até hoje (07) e a entrada é gratuita.

Ascom 7º Festival do Umbu