Em Canudos, comunidade Rio do Vigário vivencia Dia de Campo sobre produção de alimentos

Produzir alimentos para segurança alimentar da família, través da produção de hortaliças utilizando a tecnologia de captação da água da chuva, foi o tema abordado no Dia de Campo que aconteceu no último dia 26, na comunidade de Rio do Vigário, em Canudos, no sertão baiano.

A participação ativa das/dos produtores e produtoras foi fundamental para o sucesso da atividade. No primeiro momento teve uma teorização dos conteúdos, falando sobre a importância de captar a água da chuva, das cinco linhas de lutas pela água, os trabalhos que a Articulação do Semiárido (Asa) vem desenvolvendo no Semiárido, a importâncias de produzir e consumir hortaliças, como preparar o solo e como se fazer um canteiro econômico.

No segundo momento, foi realizada uma prática de campo para fazer um canteiro econômico, colocando em prática o que foi visto na teoria. O dia de campo teve a participação de toda do Irpaa que atua em Canudos que avaliou como um dia bastante proveitoso, em que o aprendizado foi significativo para todas as pessoas envolvidas.

A segurança alimentar e nutricional tem sido um assunto bastante compartilhado com as/os agricultores e agricultoras beneficiados/as pelos programas e projetos executados pelo Irpaa. Trata-se de uma temática de grande relevância por relacionar-se diretamente com a saúde e bem estar das pessoas.

Os Dias de Campos são atividades coletivas realizadas nas comunidades que contam com o trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater desenvolvido pelo Irpaa e tem sido um importante instrumento de estímulo às práticas de Convivência com o Semiárido nestas comunidades, rendendo experiências exitosas no campo da produção apropriada à região.

Texto e foto: Wemerson Cardoso
Revisão e edição: Comunicação Irpaa