Durante a primeira semana de setembro, movimentos sociais em todo Brasil se organizaram para realizar o plebiscito popular. A ação apelidada de ‘Semana da Pátria’ tem como objetivo mobilizar os cidadãos a responderem “Sim” para as mudanças no sistema político.
Em Juazeiro, o Irpaa atuou lado a lado com outros movimentos sociais, como a Marcha Mundial das Mulheres e o Levante Popular da Juventude. Ao longo de toda semana, participantes do Plebiscito se espalharam pela cidade, coletando votos.
Membro do Eixo Terra do Irpaa e participante da mobilização, Diego de Albuquerque avalia como positiva a iniciativa popular. “O plebiscito popular é um movimento para que a população vote em mudanças no sistema político. A população não é representada, os negros não têm representação no Senado e Câmaras, assim como as mulheres. É pra mudar esse cenário que o Plebiscito Constituinte foi realizado” comenta.
As urnas de votação em Juazeiro foram distribuídas em vários pontos da cidade, como no Terminal Urbano de ônibus, Praça da Misericórdia e no Naenda.
Ubirajara Queiroz votou sim para o Plebiscito e contribuiu para mudar o sistema político. Para ele, a iniciativa é importante. “Eu decidi votar porque hoje a política está ruim, independente de quem esteja no poder. A gente vê muitas coisas erradas e precisamos mudar, a população precisa de iniciativas assim, por isso votei sim”.
O Plebiscito Constituinte é resultado de uma construção conjunta de sociedade civil, universidades, movimentos sociais, entre outros que foram pras ruas em junho do ano de 2013 defender mudanças no Brasil.
Texto: Comunicação Irpaa
Foto: Plebiscito Constituinte Vale do São Francisco