Parceiros do Irpaa na Alemanha conhecem ações de Convivência com o Semiárido

No inicio do mês de agosto o Irpaa recebeu a visita de três pessoas do grupo de solidariedade ‘Konviventia’ do decanato de Wolfsburg, na Alemanha. O objetivo é conhecer de perto as atividades voltadas para Convivência com o Semiárido desenvolvidas pelo Irpaa apartir de visitas nas comunidades e escolas rurais para perceber os resultados das ações na vida das famílias.

Até então o grupo conhecia o trabalho do Irpaa somente via relatos e fotos, devido as parcerias ao longo de 10 anos. Ao aproveitar as férias para viajar ao Brasil, durante duas semanas tiveram a oportunidade de conhecer o interior de Curaçá, Uauá, Canudos e Uauá conhecendo experiências e tecnologias implantadas, beneficiamento de produtos nativos, tecnologias apropriadas para armazenar água da chuva, criação apropriada à realidade da região, o valor e importância da caatinga em pé, dentre outros aspectos. Assim, compreenderam que a garantia e regularização da terra e território para as comunidades é fundamental para a implantação da Convivência com o Semiárido.

Para o grupo, ficou evidente também a necessidade de trabalhar as questões relativas à Convivência com o Semiárido nas escolas para que a criança e jovem possam aprender desde cedo o potencial da região. Nas visitas à áreas de cana de açúcar, projetos de irrigação, barragem de Sobradinho e obras da transposição do Rio São Francisco avaliaram que o verdadeiro desenvolvimento precisa ser sustentável para o meio ambiente e principalmente para as famílias e não somente para alguns poucos ganharem e a maioria perder muito, até mesmo a própria vida.

A história de Canudos e a visitação ao parque memorial de Canudos reforçou que é possível viver bem na região semiárida e com dignidade e que o problema não é o clima, mas o modelo baseado no Agribusiness com todas as consequências negativas trazidas para as populações locais.

Para sentir mais de perto algumas práticas de agricultura apropriada ao clima, o grupo participou de uma atividade de campo junto com as/os estudantes da República do Irpaa. Enquanto preparavam a terra para plantar mudas da Caatinga, as/os visitantes iam dialogando com as/os estudantes, conhecendo a vida deles e se “arriscando” a apreender palavras brasileiras,ao tempo em que o inverso também era feito pelos/as estudantes.

Parcerias

Ao longo dos 25 anos de atuação do Irpaa no Semiárido brasileiro, grupos e entidades de outros países vem apoiando as ações desenvolvidas em prol da luta pela melhoria de vida do povo desta região e da conservação do meio ambiente.