A cidade de Feira de Santana vai sediar de hoje(05) até 8 de junho, a 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), considerado o maior evento da agricultura familiar da Bahia. A exposição, que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar por meio da comercialização, difusão de experiências e tecnologias sociais, com ênfase na segurança alimentar. A expectativa é que 10 mil pessoas visitem a exposição.
Este ano, a Expoagrifam tem uma motivação especial: 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para celebrar esta conquista, será realizado um ato público na abertura da Expoagrifam, o hoje ( 5 de junho), às 16 horas, na Uefs.
A programação inclui festival e concurso de culinária nordestina, Prêmio Bahia, rodada de negócios, seminários, além de exposição, máquinas e equipamentos adaptados às atividades da agricultura familiar. O público também participa do 2º Festival da Cultura da Bahia com apresentações de samba de roda, quadrilhas e shows de grupos culturais de Feira de Santana.
A Expoagrifam traz, ainda, 120 expositores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No local serão comercializados produtos in natura, processados e artesanais, originários da agricultura familiar, reforma agrária, economia solidária e quilombola.
O evento é promovido pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).
A feira será transmitida ao vivo pela TV Max
Ascom Expoagrifam