Hoje, 03 de junho, definido como o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, serão realizadas atividades em todas as regiões da Bacia (Alto, Médio, Submédio, Baixo). A programação, em Juazeiro (BA), começa a partir das 14h, com concentração no bairro Angari para em seguida as/os participantes saírem em caminhada até a Ilha do Fogo, onde, com a liberação do Exército, haverá Ato Público com falas e atos simbólicos como soltura de alevinos no rio. No mesmo momento e seguindo o trajeto da caminhada, uma barqueta seguirá pelo Rio São Francisco, uma forma de defender o rio vivo também para navegação e pesca artesanal.
Em Juazeiro, a intervenção é uma realização de um grupo de organizações que integram o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e outras que aderiram à Campanha. A Campanha permanente, com o slogan “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, foi lançada pelo Comitê com o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca da situação do São Francisco ao longo de sua Bacia, chamando atenção para a importância do Rio para o Brasil. Ações ocorrerão nas cidades de Três Marias – MG; em Bom Jesus da Lapa – BA, Juazeiro – BA e Petrolina- PE e em Penedo – AL.
Pessoas e organizações podem participar do Ato dia 03 em Juazeiro,indo para a rua, levando faixas, cartazes, ou realizar outras atividades nos seus bairros, povoados, cidades tudo com a finalidade de trazer à tona este debate de suma importância para a vida do povo ribeirinho e para o país.
Clique aqui para ver a programação completa
Para baixar os materiais de divulgação e saber mais sobre a Campanha, acesse:
http://cbhsaofrancisco.org.br/virecarranca/c