Ações marcarão lançamento de campanha em defesa do Velho Chico em Juazeiro

Com o slogan “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) lançou uma Campanha permanente com o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca da situação do São Francisco ao longo de sua Bacia, chamando atenção para a importância
do Rio para o Brasil.

O dia 03 de junho foi definido como Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, com a intenção de estimular a sociedade a realizar atividades em todas as regiões da Bacia (Alto, Médio, Submédio, Baixo). Em Juazeiro (BA), um grupo de organizações que integram o CBHSF e outras que aderiram à Campanha estão preparando uma programação para marcar o lançamento da Campanha no Submédio São Francisco.

A partir da Campanha, organizações da sociedade civil, governos, meios de comunicação estão sendo chamados a cuidarem mais do Rio São Francisco, visto que seu estado de poluição por esgotos e agrotóxicos, devastação de mata ciliar, barragens, grandes retiradas de água para irrigação, mineração, etc, dentre diversos outros problemas, vem o degradando cada dia mais.

A Campanha já está na rua. Através da internet, do rádio, Tv, peças como camisas, adesivos, cartazes, faixas, vídeos, o Brasil está conhecendo a proposta e aderindo ao slogan “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”.

Programação em Juazeiro

No dia 03 de junho (terça-feira), a partir das 14h haverá concentração no bairro Angari para em seguida as/os participantes sairem em caminhada até a Ilha do Fogo, onde, com a liberação do Exército, haverá Ato Público com falas e atos simbólicos como soltura de alevinos no rio. No mesmo momento e seguindo o trajeto da caminhada, uma barqueta seguirá pelo Rio São Francisco, uma forma de defender o rio vivo também para navegação e pesca artesanal.

Como participar

Pessoas e organizações podem participar do Ato dia 03 em Juazeiro,indo para a rua, levando faixas, cartazes, ou realizar outras atividades nos seus bairros, povoados, cidades. Além de passeatas, podem ser feitos atividades de educação ambiental, como passeios ecológicos pelo rio, plantio da mata ciliar, etc, além de debates, audiêncas públicas, sessões especiais nas Câmaras Legislativas, divulgação em redes sociais, tudo com a finalidade de trazer à tona este debate de suma importância para a vida do povo ribeirinho e para o país.

Para baixar os materiais de divulgação e saber mais sobre a Campanha, acesse:
http://cbhsaofrancisco.org.br/virecarranca/

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO da CAMPANHA “EU VIRO CARRANCA PRA DEFENDER O VELHO CHICO”, com as seguintes atividades:

Caminhada: (da Praça do Angari até a Ilha do Fogo) – concentração: às 14h. Saída: 15h.

Barqueata: (do cais do Angari até a Ilha do Fogo) – concentração: às 14h. Saída: 15h.

Ato Público: (na Ilha do Fogo) – das 17h às 17:30h.

Texto: Comissão Organizadora Local da campanha.