Biblioteca Agrária reúne um dos maiores acervos digitais sobre o tema

Um vasto banco de dados sobre o que vem sendo publicado no país sobre a estrutura fundiária e as lutas pela terra está disponível na Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira. Lançado no início de maio, o acervo já conta com mais de 1,6 mil arquivos.

A biblioteca é um projeto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desenvolvido de forma colaborativa e em permanente construção. O coordenador do projeto, Fábio Carvalho, destaca a diversidade de materiais disponibilizados.

“A biblioteca merece ser acessada porque reúne em um só sítio eletrônico tudo o que vem sendo publicado sobre a questão agrária no Brasil em diversas seções, como tese, dissertação, artigo, revista, jornais, documentos históricos, poesia, literatura e tem uma videoteca também com 135 vídeos.”

Entre os temas abordados estão a luta contra o latifúndio, Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar. Carvalho ainda ressalta que o acesso a biblioteca é livre. É de interesse tanto de especialistas de variadas áreas como de pessoas em geral que têm curiosidade de aprofundar os conhecimentos.

“Essa biblioteca é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, camponeses, agricultores e demais interessados no tema. Qualquer pessoa pode acessá-la livremente, sem cadastro ou senha”

Para conhecer a Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira acesse a página na internet (www.reformaagrariaemdados.org.br/biblioteca). Quem tiver materiais relacionados ao tema pode enviar para o email questaoagrariabrasileira@gmail.com para incorporá-los ao acervo.

Por Daniele Silveira,
Da Radioagência Brasil de Fato