Famílias de Juazeiro avaliam programa Uma Terra e Duas Águas

 

As famílias atendidas pelo P1+2 (Programa Uma Terra Duas Águas) estiveram reunidas na Comunidade de Poções, interior de Juazeiro. O objetivo do encontro foi avaliar o trabalho desenvolvido nas comunidades circunvizinhas, que foram atendidas com cisternas calçadão.

“Uma cisterna dessa não tem nem comentário”, resume o agricultor e líder comunitário Jeusson Manoel, 36 anos, que encontrou dificuldades para descrever a satisfação pela conquista do equipamento.

O agricultor também exaltou a importância do galinheiro conquistado com a cisterna. “Com o galinheiro podemos prender as galinhas e fazer uma horta que elas não vão destruir”.
Jeusson viu como positiva a oportunidade de reunir diversas famílias durante o Encontro de Avaliação e poder compartilhar as experiências vividas durante o projeto. “Foi bom encontrar pessoas de outras comunidades, ouvir o que eles dizem”.

Para André Rocha, coordenador do projeto, a forma como o encontro aconteceu demonstra a força da gestão participava. Ele avalia a maturidade das famílias para discutir o projeto como um dos principais motivos para o sucesso do evento. “A gente superou as expectativas. O pessoal foi muito maduro na discussão, soube agradecer, sugerir e cobrar”. De acordo com o coordenador “fica evidente a necessidade de fortalecer um diálogo constante e estreitar ainda mais a relação com a comunidade”.

O projeto desenvolvido pelo Irpaa com o apoio da Petrobras está em fase final e já construiu mais de 250 tecnologias de captação de água da chuva para produção de alimentos na região.

Texto e Foto: Colaborador do Irpaa (Álvaro Luiz)