Intercâmbio: oportunidade de construir um novo olhar para o Semiárido

A construção coletiva de saberes, a oportunidade de conhecer novas experiências, compartilhar conhecimentos, promover e divulgar as potencialidades e riquezas do Semiárido, são alguns dos objetivos dos intercâmbios realizados com as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Com esse intuito, o Irpaa, realizou nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Intercâmbio Intermunicipal com as agricultoras e agricultores beneficiados/as pelo P1+2 Petrobrás dos municípios de Curaçá, Juazeiro e Casa Nova.

As/os agricultores/as conheceram o quintal produtivo de José Barbosa de Souza Filho, que com muito orgulho mostrou o pomar com limão, laranja, banana, outras frutas e o plantio de romã, fruto que ele beneficia para produzir xaropes, agregando maior valor econômico à fruta. Ele também demostrou o sistema de irrigação para molhar as plantas através do gotejamento, o que ajuda a economizar a água. “Eu molhava os pés de romã com a lata, depois que criei esse sistema de gotejamento a água da cisterna dura o ano todo”, declara Seu José.

Vivenciar novas práticas de Convivência com o Semiárido fortalece e incentiva ao/os participantes do intercâmbio a desenvolverem essa proposta em suas propriedades. De acordo com Josefa Nelia Alves, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Salgado e Adjacentes, os intercâmbios são espaços de sumo valor para os/as agricultores/as aprimorarem suas atividades. “Seu José mostrou pra gente a importância de saber administrar a água que tem na comunidade… e que o conhecimento faz a diferença, muitas pessoas não tem o conhecimento que com um pouco de água, usando uma tecnologia mais viável podem produzir algo que podem ser sua renda familiar”, afirma.

Os/as participantes do Intercâmbio visitaram outras experiências, como a Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFAS, a Associação Fonte de Vida, que produz de forma orgânica a acerola, a Aldeia Indígena Truká e a Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Além de construir novos conhecimentos a partir dessas visitas, a relação entre as/os beneficiários do P1+2 durante o Intercâmbio é outro momento importante para vivenciar a troca de informações.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa