Governo Federal lança Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Na última semana a presidenta Dilma Rousseff lançou o Brasil Agroecológico. É o primeiro Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) elaborado no país. A solenidade acon a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O Brasil Agroecológico tem como principal missão articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica e representa um marco na agricultura brasileira. O investimento inicial será de R$ 8,8 bilhões, divididos em três anos. Desse total, R$ 7 bilhões serão disponibilizados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e pelo Plano Agrícola e Pecuário. O restante será destinado para ações específicas, como qualificação e promoção de assistência técnica e extensão rural, desenvolvimento e disponibilização de inovações tecnológicas, bem como na ampliação do acesso dos produtores a mercados institucionais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Para potencializar as ações do Brasil Agroecológico foi feito acordo de Cooperação que institui o Programa Ecoforte, para apoiar redes, cooperativas e grupos produtivos de agroecologia, produção orgânica e extrativismo para fortalecimento da produção e processamento, do acesso aos mercados convencionais, alternativos e institucionais e para ampliação da renda dos agricultores familiares e extrativistas.

 

Com informações Imprensa MDA

Foto: Irpaa