Diversas tecnologias de captação de água de chuva, dentre essas cisternas de enxurrada, construídas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), patrocinado pela Petrobras, estão sendo construídas nos municípios de Curaçá, Casa Nova e Juazeiro, sob o gerenciamento do Irpaa. Para acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento do Programa, Eliete Borges, representante da Petrobras está visitando famílias dos municípios de Juazeiro e Curaçá.
Nessa última segunda-feira (12), Eliete Borges e colaboradores/as do Irpaa estiveram na comunidade de Malhada da Areia e Rocinha, em Juazeiro. Eliete pode verificar o andamento da construção das tecnologias e conversar com famílias beneficiarias do Programa. Além das cisternas, também foi vista a construção dos canteiros, espaço destinado aos plantios de frutas, hortaliças, plantas medicinais.
Adeilton da Silva, participou do curso de pedreiros, umas das atividades do P1+2, demonstra animação ao falar do curso: “agora eu tenho uma profissão, antes trabalhava de servente, hoje sou pedreiro e ganho o dobro”. Hoje Adeilton está construindo cisterna de enxurrada na propriedade de sua avó e comenta que essa tecnologia vai ajudar a sua avó no plantio de capim, alimento para sua criação de caprinos e ovinos. As visitas continuaram na terça-feira (13), no município de Curaçá.