Um grupo de 19 jovens da Diocese de Hildesheim, na Alemanha, estão no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude que acontece este mês no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, e na oportunidade vieram à região conhecer experiências de Convivência com o Semiárido.
O grupo chegou a Juazeiro na noite do último dia 16 e no dia seguinte já realizaram uma série de visitas a diferentes pontos da cidade destacando locais como o Bairro Antônio Guilhermino, a vila dos pescadores do bairro Angari, a orla de Juazeiro. Impressionados/as com as diferentes paisagens e contradições próprias da região, as/os jovens disseram que o povo do sertão não se deixa abalar pelas dificuldades e nunca perdem a alegria.
Na agenda do dia 17 o grupo conheceu no Centro de Formação do Irpaa um conjunto de tecnologias de produção apropriada ao sertão e sistemas de captação de água de chuva. Até o próximo dia 21 eles conhecerão outras experiências de Convivência com a Semiárido nas comunidades rurais de Curaçá e Uauá, além de visitar empreendimentos baseados no agronegócio, como forma de conhecer as diversas realidades e contrastes deste trecho do sertão da Bahia.
Em entrevista a uma emissora de TV da região, o grupo falou da expectativa em participar da Jornada Mundial da Juventude com delegações do mundo inteiro. Para eles/elas, o evento é um momento de efervescência da fé cristã nesse momento tão especial para o povo brasileiro que já dar uma demonstração de boas vindas para todas as delegações que vem do mundo inteiro participar deste evento mundial.