Conferências debatem realidades rurais da região

O meio rural brasileiro vem sofrendo modificações ao longo dos anos e ganhando novos espaços de discussões e debates. Na última sexta feira (05), aconteceu o I Encontro Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no auditório da Uneb, em Juazeiro. O evento foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter) em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

O encontro teve como objetivo mobilizar a sociedade para Conferência Territorial no Sertão São Francisco e posteriormente para a II Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, que acontecerá em Salvador. Além disso, pontuar propostas para a construção do plano municipal de desenvolvimento rural sustentável é solidário, considerando as potencialidades e riquezas do campo, também foi um dos objetivos do evento.

Na abertura do encontro, Cícero Félix, colaborador do Irpaa, comentou sentir a ausência de pautas que aborde o homem e a mulher do campo, nas reivindicações que estão acontecendo no Brasil. Além disso, desejou que este momento pudesse “identificar problemas e soluções que ajude a mudar e transformar o quadro no qual se encontra as discussões no âmbito rural”. As conquistas alcançadas a partir da primeira Conferência, também foram lembradas por Cícero, a exemplo da assessoria técnica rural.

Márcio Ângelo Ribeiro, coordenador do Codeter, analisa que a sociedade vem buscando desconstruir à ideia do distanciamento entre o rural e urbano. “Os debates que vem sucedendo há uma grande quebra de paradigma, nessa concepção do rural ser um interior” e que o rural apenas produz o que vai ser consumido no urbano. Para Márcio, as demandas dos dois meios são as mesmas, as políticas públicas também tem que ser e os debates consideram que o rural de hoje, não é o mesmo de ontem em nosso país.

O Encontro debateu as questões rurais e suas transformações, através de três eixos onde foram discutidos: o Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, a Gestão e Participação Social, e a Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais, considerando os jovens e as mulheres do campo.

Para Ellen Sabrina, que faz parte da Pastoral da Mulher e Rede Mulher, o importante do encontro é desmitificar a diferença entre o Trabalho em Grupo encaminham Propostas para a Plenáriarural e urbano. “Interessante a gente perceber que é necessária uma unificação do rural com urbano, pensar nas pessoas, em cada cidadão e cidadã como pessoas que tem garantias”, comentou.

No final do encontro foram escolhidos/as 10 delegados/as que vão representar Juazeiro nas próximas etapas da Conferência e as propostas que auxiliem na melhoria de vida dos homens e mulheres do campo.