Os principais eventos relativos à 26ª Romaria de Canudos, que este ano será no período de 18 a 20 de outubro na cidade de Canudos-BA, acontecerão na área do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), local também conhecido como "Capela do Cruzeiro". A definição do local se deu porque lá está guardado o único material que escapou intacto da Canudos erguida por Antônio Conselheiro e que foi destruída em 1897. A escolha partiu dos membros do Instituto e de outras entidades que preparam a Romaria deste ano.
Para que a área esteja com condições de realizar as atividades da Romaria e receber as/os visitantes durante o evento, a Prefeitura de Canudos, que também integra a comissão da Romaria, está estudando um projeto de reestruturação do local onde se prevê além da pavimentação, construção de banheiro, luminárias e outras instalações físicas que proporcionem uma melhoria de infraestrutura na área do IMPC.
Os dirigentes do Instituto afirmam ser justo que a Romaria deste ano seja no local que guarda importantes fragmentos que contam a histórica de Canudos a partir da experiência do povo que foi massacrado pelos poderes da época.
Este ano, a 26ª Romaria de Canudos tem o seguinte tema:"Juventude e Meio Ambiente na História Viva de Canudos" e o lema: "Jovem, Levanta-te, Anda e Transforma o Sertão’. Um chamado para que as/os jovens do Semiárido mostrem seus valores e suas capacidades de transformar sua terra ao seu jeito ser.