Associação de Maruá recebe capacitação para fortalecer empreendimento da agricultura familiar

A Associação Agropastoril da Comunidade de Maruá, localizada no interior de Uauá, foi contemplando pelo edital da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), de apoio aos empreendimentos econômicos solidários. A associação recebeu recentemente a visita dos consultores da Cese, para realizar a primeira fase do Programa Produção Comunitária e Renda. O projeto vai acontecer em duas fases em parceria com o Irpaa, Coopercuc e outras entidades do município.

Nessa primeira fase é feito o estudo de viabilidade do empreendimento, na perspectiva de avaliar as necessidades do grupo, ameaças, oportunidades e fortalecer as ações já existentes, construindo dessa forma um diagnostico que possibilite a equipe da Cese construir um relatório da realidade da associação. Segundo Erivaldo Pedro Rodrigues, consultor da financiadora do projeto, uma das dificuldades dos grupos da agricultura familiar e a “carência enorme de conhecimento do mercado, sobre a realidade do que é um negócio propriamente dito”. Erivaldo ressalta que essa comunidade está participando ativamente nesse primeiro momento e que esse é o primeiro sinal para o sucesso do grupo.

Para Tiago Pereira, coordenador do Projeto Ater Federal executado pelo Irpaa, esse estudo de viabilidade vai permitir a construção de indicadores para que a associação possa buscar apoio e parceria de outras organizações públicas e privadas fortalecendo o grupo. Ele também fala que esse projeto junto com a comunidade tem o desafio de “organizar a cadeia produtiva da mandiocultura e dar visibilidade de tal forma, como está organizada a cadeia de fruticultura, principalmente do Umbu”.

A segunda fase do projeto vai acontecer após a elaboração do relatório, identificando as necessidades da associação. Essa fase será construída junto com a Cese e os parceiros. Cada parceiro contribuirá seja com oficinas, palestras, cursos de capacitação, intercâmbio ou outras ações para fortalecer a associação.

Criação do Projeto

O projeto foi escrito por David Mota, técnico agrícola do Irpaa, com a participação da comunidade. Foi elaborada uma proposta do questionário de perguntas junto ao grupo produtivo e encaminhando via edital para a Cese. O projeto começou a ser executando e tem como objetivo fortalecer o grupo produtivo na cadeia da fruticultura e mandiocultura na área de gestão, comunicação, trabalhando a divulgação dos produtos, e na engenharia de alimentos.

O fortalecimento da associação permite que o grupo conquiste um maior mercado para comercializar seus produtos e dessa formar assegurar aumento na renda das famílias, bem como permitir que essas pessoas não necessitem migrar para outras cidades em busca de novas oportunidades.