A comunidade de Lagoa do João Ferreira, Uauá, promoveu no último final de semana, 06 e 07 de abril, a II Feira de Agricultura Familiar. A Feira nasceu da vontade dos/das moradores/as de ter um espaço para expor e comercializar seus produtos e criações de caprinos e ovinos. O evento proporciona maior visibilidade e fortalecimento das organizações dos/as pequenos/as produtores/as.
Artesanato em madeira, barro, caprinos, produtos como mel, geléia, doces, outros derivados do umbu, e demais produtos ocupavam os estantes da feira, que esse ano contou com maior participação da população através do mutirão para organizar os estantes, as baias e captação de recursos. Segundo Willian Souza, técnico em agropecuária e um dos organizadores do evento, a principal dificuldade encontrada para a realização da feira foi a captação de recursos financeiros no setor público, mas destacou a importância das parcerias do Irpaa e das associações e sindicatos.
O Agricultor José Belém, que expões suas criações de caprinos, fala da importância do evento, que além de permitir a comercialização, também proporciona a troca de conhecimento e experiências na conscientização do melhoramento do rebanho. Ressalta ainda que a feira “desenvolve um papel social e forma palanques, para chamar a atenção das autoridades, como vereadores, prefeitos, Codevasf, para a realidade e necessidade da nossa comunidade.”
Belém faz uma crítica sobre a distribuição da linha de crédito criada pelo governo “o governo anuncia que tem bilhões de créditos para amenizar a seca, tem cidades que ela chega, mas têm outras em que o agricultor fica apenas assistindo a propaganda”. Ele também fala das suas expectativas para a próxima edição da feira, que o evento possa promover palestra sobre diversos temas, como exemplos as tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva e demonstração em maquetes de pequenas propriedades com as práticas de Convivência com o Semiárido.