Empreendedoras e Empreendedores do Semiárido discutem sobre o Pnae

Na última sexta-feira (26) aconteceu na Vargem da Cruz a oficina de “Tecnologia de Produção e Beneficiamento de Produção”, com ênfase em novos produtos das cadeias de mandiocultura, apicultura e fruticultura, para empreendedores/as das regiões de Sento Sé, Riacho de Santana, Casa Nova, Remanso e Juazeiro, na Bahia.

A oficina aconteceu em dois dias, no primeiro foi abordado os assuntos teóricos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como as comunidades vem inserindo suas produções alimentícias nas escolas, quais as dificuldades encontradas e os avanços e as perspectivas para melhorar esse empreendimento.

Durante a plenária, surgiram discussões sobre formas de fornecer os alimentos para as escolas diante dos impasses políticos, principalmente nas escolas municipais. Também foram destacados os avanços na distribuição dos alimentos para as escolas estaduais, que vem acontecendo em Sento Sé, Riacho de Santana e outros municípios. No segundo dia foi realizada a parte prática e a troca de experiências entre o grupo de empreendedores/as. A partir do encontro foi produzida a pomada de mel, com finalidade fitoterápica, novas receitas  de mandioca, como o sorvete, brigadeiro e ainda receita de refrigerante caseiro.

Essas oficinas realizadas pela equipe do Irpaa pretendem qualificar os empreendimentos das famílias da região, possibilitando mais uma forma de renda e aproveitamento das riquezas oferecidas pela região do Semiárido.