25 anos da Paróquia Santo Antônio de Canudos

As comemorações dos 25 anos da Paróquia de Santo Antônio de Canudos que ocorrem durante esta semana estão cheias de simbolismo, afinal, trata-se do Jubileu de uma paróquia cuja a fé em Santo Antônio vem desde os tempos do Conselheiro que fundou em 1893, o mais famoso Arrial do Brasil.

A Paróquia, criada oficialmente na atual cidade de Canudos resgata nesses 25 anos, muitas tradições religiosas e festivas próprias do povo que reza, luta e resiste no sertão. Elementos de uma tradição que se revela nas Festas do Padroeiro e nas Romarias que ocorrem todos anos movimentando a vida de Canudos e suas comunidades.

Durante as comemorações que se iniciaram no último dia 15, as pastorais locais junto com entidades populares de Canudos, atendendo a convite da Paróquia, realizam seminários, discussões e, principalmente celebrações solenes que ocorrem em noites festivas na Igreja Santo Antônio. Os eventos sociais que fazem parte da programação estão abordando aspectos da realidade dos jovens, agricultores/as, pescadores/as e outros segmentos inerentes à história do lugar. Essas comemorações trouxeram à cidade, novos e antigos padres, freiras e demais religiosos que ao longo desses 25 anos ajudaram a construir esta paróquia que apesar de jovem, nasceu a partir do movimento de utopia e fé edificada há 118 anos. Nesses Jubileu, a paróquia comandada pelo Padre Ednaldo celebra toda sua história revivendo seu papel enquanto instituição que edifica a fé com base nas experiência de um povo dotado de exemplos de vida, resistência e esperança em dias melhores.

 

O encerramento dos festejos do Jubileu da Paróquia Santo Antônio de Canudos será neste sábado (21) com uma grande celebração eucarística e caminhada pelas ruas da cidade, até lá, o Colégio Kátia Chelem, onde ocorrem os seminários, e a igreja local, serão testemunhas de um momento muito marcante e até propositivo para a história de Canudos.