Após mais de 30 anos de luta dos povos indígenas pela retomada de suas terras no Sul da Bahia, o Supremo Tribunal Federal julgou nesta quarta-feira (2) favorável a manutenção dos pataxós hã-hã-hães nas terras localizada na reserva Caramuru Catarina-Paraguaçu.
A decisão é fruto da intensificação de ações nos últimos meses, principalmente a ocupação de 72 propriedades (segundo a Polícia Civil), até então pertencentes a grandes fazendeiros. Definiu-se pela anulação dos títulos de propriedades das áreas particulares que estejam dentro dos 54 mil hectares da reserva.
Os povos indígenas, verdadeiros donos das terras brasileiras, tem seus direitos negados e são, constantemente, criminalizados pela mídia ou mesmo estereotipado pela historiografia do Brasil, que ainda trata a invasão portuguesa como descobrimento.
Reconhecer esta conquista dos Pataxós no Sul da Bahia e publicizar isto para toda sociedade faz-se necessário. Esta conquista dos povos nativos precisa também servir de estímulo aos movimentos camponeses e urbanos que buscam a cada dia novas estratégias de fazer ouvir seus protestos e reivindicações.
Viva o levante dos povos em busca de seus direitos e na luta pela soberania popular!
Foto: Divulgação
Leia aqui outras informações